Com IA generativa AWS, Busca Inteligente da Natura atende 1 milhão de consultoras
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205 mil |
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Consultas |
Mais |
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| buscas com produtos adicionados pelo novo sistema | buscas com retorno que não seriam atendidas pelo sistema anterior | de buscas com produtos relacionados, adicionados ao retorno | concluídas em menos de 50 milissegundos | de 1 milhão de consultoras atendidas |
Overview
A Natura é uma das líderes do setor de beleza e cosméticos na América Latina, com uma presença significativa e impactante na região. Com marcas renomadas como Natura e Avon, o grupo abrange uma ampla gama de produtos e serviços, que vão desde cuidados com a pele e cabelos até fragrâncias e maquiagem. Hoje, a Natura conta com 14,5 mil colaboradores distribuídos em 18 países, além de cinco fábricas e 19 centros de distribuição.
Essa estrutura atende a mais de 900 lojas próprias e franquias e às cerca de 3,5 milhões de consultoras de beleza e representantes das marcas, sendo mais de 1,6 milhão delas no Brasil. Além da estrutura física, as consultoras também contam com um sistema de busca de produtos, que a companhia acaba de modernizar com o uso de inteligência artificial (IA) generativa baseada na AWS.1186690677
O sênior cloud engineer da Natura, Eli Melo, explica que o sistema de busca anterior só permitia a busca de termos exatos, o que muitas vezes podia desestimular uma compra. “A pessoa digitava um termo e se ele não tivesse uma correspondência exata entre os produtos, não havia retorno. O usuário ficava sem resposta e não comprava”, explica, citando o exemplo do perfume Kaiak, que o sistema não encontrava se a consultora pesquisasse por “caiaque”.
Além disso, o buscador tinha uma limitação para o número de caracteres por nome de produto, o que também prejudicava a pesquisa, já que muitos cadastros eram feitos com abreviações. Para atender às expectativas das consultoras, a Natura decidiu que era hora de modernizar o sistema utilizando tecnologias mais sofisticadas e eficientes que tornassem a busca mais inteligente.
“Começamos a pensar no uso de algoritmos e de IA para a realização da busca. Durante o período de estudos, entramos em contato com a AWS, que nos proporcionou uma imersão no uso de serviços baseados em IA”, conta. De acordo com Melo, um dos produtos que se materializou como solução foi justamente o Amazon OpenSearch Service, que já traz embutidos algoritmos que permitem buscas por contexto e por fonética, além do texto.
Eli Melo - Sênior cloud engineer da Natura
"Durante o período de estudos, entramos em contato com a AWS, que nos proporcionou uma imersão no uso de serviços baseados em IA”"
Solução | Construindo uma solução inteligente
O executivo explica que, para que a busca se realizasse como deveria, havia a necessidade de aplicar algoritmos de IA sobre a base de dados dos produtos. Desta forma, a solução foi encontrada em algoritmos já existentes, como busca fonética, busca vetorial e geração de tags por meio de Modelos de Linguagem (LLM), possibilitando uma busca que poderia ser considerada inteligente.
Daí a decisão de desenvolver uma solução de busca interna, baseada em serviços AWS como o Amazon OpenSearch, que oferece flexibilidade no armazenamento dos dados cadastrais dos produtos e possibilita a aplicação de uma variedade de algoritmos de Machine Learning (ML), permitindo a obtenção de buscas fonéticas, vetoriais e outras; o Amazon Bedrock, que permite o pagamento por demanda, eliminando a preocupação com instanciar e com a manutenção da infraestrutura. “Com o Bedrock, além de acessarmos uma variedade de LLMs disponíveis, também podemos aproveitar as integrações nativas com outros serviços da AWS, que torna a solução mais simples de ser operada”, explica Melo, lembrando que os modelos LLM também permitiram a adição de termos (na forma de tags), relacionando os produtos cadastrados com termos contextualmente pertencentes.
A solução também utilizou o AWS Lambda, que com sua abordagem serverless permite a execução de códigos sem a necessidade de gerenciar servidores, com escalabilidade automática e pagamento apenas pelo tempo de execução. Melo ressalta que este conjunto forma uma infraestrutura mais flexível, desenhada da seguinte forma:

Esta arquitetura traz um fluxo que começa com a entrada do cliente para a API de busca, realizando uma consulta semântica no cluster do Amazon OpenSearch, enquanto também alimenta um pipeline com dados sobre o comportamento do usuário (produtos mais buscados, buscas sem retorno etc.). Enquanto isso, na inserção de novos produtos, a IA generativa compõe o pipeline para enriquecer os metadados do produto, para auxiliar no momento da busca:

“Fomos trabalhando estas ideias em um caminho de estudos, tentativas, erros. Um ponto legal é que na AWS temos facilidade de subir coisas, testar, validar etc. Um teste simples não leva meses. Esta celeridade nos ajudou a mostrar valor rapidamente”, afirma. O executivo explica que, desta forma, um primeiro ambiente não produtivo foi desenvolvido, mostrando que as questões relativas ao sistema anterior foram resolvidas. Assim, o sistema de busca foi sendo aprimorado até ser colocado em ambiente produtivo, inicialmente com 5% da equipe de vendas, com foco na realização de testes e coleta de métricas. Da idealização até esta primeira versão, todo o desenvolvimento foi realizado em um mês.
O sênior cloud platform engineer & DevOps da Natura para a América Latina, Marcelo Fabricanti, lembra que esta primeira versão foi entregue completamente funcional, permitindo aprimoramentos como a inclusão de novas métricas. “Hoje mapeamos o que as pessoas pesquisam e estamos indo para uma terceira fase: se o resultado da pesquisa foi para o carrinho e em que página estava o resultado da pesquisa. Estamos trabalhando na relevância. É um processo de longo prazo”, diz.
Próximos passos | Aprimorando resultados e vendas
Fabricanti destaca que desde a implementação da Busca Inteligente foi constatado um aumento não apenas nos resultados obtidos, mas também em sua precisão. Hoje a solução está disponível para 100% das mais de um milhão de consultoras da Natura no Brasil, responsáveis por realizar cerca de 400 buscas por minuto diariamente.
Em relação ao sistema anterior, a Natura registrou ganhos como 205 mil buscas com produtos adicionados pelo novo sistema; 54 mil buscas com retorno que não seriam atendidas pelo sistema anterior; e 99% de buscas com produtos relacionados, adicionados ao retorno. “Podemos concluir que o novo mecanismo de busca não só inclui produtos, como também gera retornos que, em muitos casos, com o sistema antigo nenhum produto seria retornado. Isso resulta em um aumento significativo na probabilidade de o usuário adicionar produtos ao carrinho, o que consequentemente aumenta a possibilidade de conversão”, afirma.
Fabricanti destaca ainda que, ao analisar o desempenho da Busca Inteligente, seu time constatou que, em média, as consultas são concluídas em menos de 50 milissegundos, o que indica não apenas melhorias funcionais, mas também um ganho de performance em comparação ao sistema anterior. “A ideia para o futuro é utilizarmos o novo mecanismo em todos os nossos canais: apps, consumidores finais etc. Hoje estamos em uma das aplicações, mas há outros canais que ainda podem receber esta busca renovada. A ideia é expandirmos para todos os canais”, conclui.
Sobre a Natura
A Natura é uma das líderes do setor de beleza e cosméticos na América Latina. Com marcas como Natura e Avon, o grupo conta com cerca de 16 mil colaboradores distribuídos em 18 países, além de cinco fábricas e 19 centros de distribuição.
Serviços AWS utilizados
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Amazon OpenSearch Service |
Amazon Bedrock |
AWS Lambda |
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O Amazon OpenSearch Service facilita a execução de análises de log interativas, o monitoramento de aplicações em tempo real, pesquisas de sites e muito mais. |
O Amazon Bedrock é um serviço totalmente gerenciado que oferece várias opções de modelos de base (FMs) de alta performance das principais empresas de IA, como AI21 Labs, Anthropic, Cohere, Meta, Mistral AI, Stability AI e Amazon, por meio de uma única API, além de um amplo conjunto de recursos necessários para criar aplicações de IA generativa com segurança, privacidade e IA responsável. |
O AWS Lambda é um serviço de computação que executa seu código em resposta a eventos e gerencia automaticamente os recursos de computação, tornando-se a maneira mais rápida de transformar uma ideia em aplicações de produção modernas e com tecnologia sem servidor. |
https://aws.amazon.com/pt/solutions/case-studies/natura-case-study/

A Natura acaba de colocar em operação sua Busca Inteligente, serviço de busca baseada na IA AWS que auxilia mais de 1 milhão de consultoras, que hoje realizam cerca de 400 buscas por minuto diariamente.