Qual é o real valor dos dados?

d) Poder ser usada por  mais de uma pessoa a cada momento. Diferente de um bem tangível como um carro, que se eu estiver dirigindo ninguém mais poderá dirigi-lo ao mesmo tempo.

e) Substituição imperfeita. Uma cópia reduzida em conteúdo ou fragmentada não pode substituir a informação completa, original.

f) Efeito de rede, cujo valor cresce à medida que mais pessoas a utilizam.

O modelo proposto pelo Gartner – o Infonomics - propõe valorizar a informação. Isto significa quantificar de forma tangível a informação, de modo que possamos dizer que esta determinada informação vale 350 mil reais e esta outra 500 mil reais. Isto significa que ela poderá ser incluída nas análises contábeis e fazer parte do valor de uma empresa. Uma empresa que usar mais inteligentemente suas informações que outras, será mais bem avaliada em termos de valor de mercado.

Vejamos uma comparação simples com empresas da sociedade industrial, como uma companhia de petróleo. O valor desta é estimado pelos repositórios de petróleo que ela dispõe (suas reservas) bem como pela sua capacidade de extrair e refinar este petróleo. Levando para o conceito do infonomics, uma empresa será valorizada pelo valor dos dados e informações que contém e pela sua capacidade de explorá-los adequadamente. Este é um ponto interessante. Dados, mesmo que não sejam usados, têm o seu valor. Assim como uma mercadoria em um centro de distribuição tem seu valor (valor do estoque) antes mesmo de ser vendida, os dados têm valor, mesmo antes de serem tratados por tecnologias de análise de dados. Podemos começar a medir seu valor potencial.

Um beneficio desta valorização é que torna mais simples a proposição de projetos que envolvam os conceitos de manuseio de informação, como Big Data. Será possível, com infonomics, conseguir mostrar que determinado projeto valorizará em 100% o valor de determinada informação, facilitando gerar as estimativas de ROI (Retorno sobre investimento) destes projetos.

Um detalhamento mais aprofundado do assunto Infonomics e diversos links para outras fontes pode ser acessado em http://en.wikipedia.org/wiki/Infonomics.

(*) Cezar Taurion é CEO da Litteris Consulting, autor de seis livros sobre Open Source, Inovação, Cloud Computing e Big Data

cio.com.br