Business Intelligence & Business Analytics Blog

Pentaho Day 2015: Um evento dedicado à troca de ideias sobre desenvolvimento Open Source e Pentaho. 

 

A Comunidade Pentaho, qual a e-Setorial está inserida, vem se reunindo desde 2008 para trocar experiências, com o intuíto de fortalecer o grupo. Afinal, precisamos realizar um trabalho excelente para que sejamos reconhecidos como fortes e capazes de realizar grandes feitos com desenvolvimento Open Source. E nada como uma boa troca de ideias e conhecimentos para a obtenção de insights.

No último final de semana, nos dias 15 e 16 de maio, estivemos em Curitiba (PR) para participar do Pentaho Day 2015. Profissionais da área da tecnologia vieram de diversas áreas do Brasil e do mundo. Em média 500 participantes fizeram o maior Pentaho Day da história do evento. 

A organização foi algo que chamou atenção logo de início: desde os e-mails com lembretes antes do evento, o credenciamento divido por ordem alfabética, a divisão das atrações por iniciante/avançado, a estrutura dos auditórios e salas de aula da Universidade Positivo.

Leonardo Matt (Assespro-Paraná), Lincoln Paulo Martins Moreira (Sucesu-Pr), Marcio Junior Vieira (Ambiente Livre Tecnologia), Christian Capelini (Universidade Positivo) e Pedro Alves (Pentaho) abriram o evento com uma breve introdução antes de iniciarem as atrações efetivamente. Nomes como Caio Moreno, Marcio Junior Vieira e Marcello Pontes foram responsáveis pela transmissão de conteúdos para os participantes, através de paletras, mini-cursos e apresentações de cases.

Palestrantes_Pentahoday_2015

(palestrantes Pentaho Day 2015)

Temas específicos foram abordados: Pentaho Data Integration, Modelagem de Dados, CGG & Pentaho Reports, Dashboards Ctools, plug-ins, Amazon Redshift, entre outros. Também foram pincelados o funcionamento de tecnologias complementares.

Além disso por diversos momentos o networking foi facilitado, tanto durante os coffees e quanto durante o jantar de confraternização ao final do primeiro dia de evento.

(coffee break)

(jantar pós primeiro dia de evento) 

E pelo visto, não fomos os únicos animados.

A união do grupo é visível. Temos um objetivo em comum: antes de concorrentes, somos responsáveis pelo fortalecimento Comunidade Pentaho e Open Source. Encontros como esse são muito importantes, mais do que apenas transmissão de conhecimento: o networking e a troca de ideias podem ser a porta de entrada para grandes inovações, tanto para empresas quanto para a sociedade.

(foto oficial do evento/fonte: facebook Pentaho Brasil)

Tags: Business Intelligence, Inteligência Empresarial, BigData, Analytics, Dashboards, Inteligência, Conhecimento, Business Analytics, Pentaho, Open Source Business Intelligence, e-Setorial, PentahoDay15, PentahoDay

Comments powered by CComment