Business Intelligence & Business Analytics Blog

Como o big data já está mudando a sua vida

O que é?

É a possibilidade de acesso a uma inimaginável quantidade de dados e informações sobre objetos, sistemas, pessoas, e a relação desses elementos entre eles mesmos. Com isso, podemos transformar tudo aquilo que conhecemos em códigos binários, permitindo medir e transformar em padrões a combinação desses códigos.

O que pode fazer?

Medir e controlar quase tudo que acontece nas cidades, de sistemas de infraestrutura (como transporte, abastecimento de água, rede de esgoto, comunicação) a estratos de grupos e pessoas (perfis socioeconômicos geolocalizados podem avaliar a eficiência e necessidade de programas de saúde e educação) e monitoramento em tempo real do que ocorre nas cidades (de falhas, acidentes de trânsito a problemas de segurança).

Por que é possível?

Tudo isso já acontece em grande parte devido ao desenvolvimento de tecnologias cada vez menores, que se misturam ao ambiente na forma de sensores e microchips e podem coletar e analisar dados, promover a comunicação entre si (internet das coisas) e até disparar uma série de ações pré-programadas para reagir a determinados eventos.

Perigos

Embora prometam mais eficiência urbana, esses mecanismos também representam uma sociedade mais vigiada e controlada, com riscos como a manipulação deliberada de dados e informações, fraudes, interpretações equivocadas, uso de dados para fins obscuros, perda de privacidade e liberdades civis.


Deslize para o lado para ver o conteúdo completo


Tags: Business Intelligence, BigData, Analytics, Inteligência, Conhecimento, Melhores Resultados, Armazém de Dados, Data Warehouse

Comments powered by CComment