Business Intelligence - BI

Ao longo da década de 90 vivemos a descoberta da internet, ocasião em que a rede mundial de computadores revelou-se um ótimo mercado, surgindo a partir daí o e-commerce, os portais de notícias, de músicas e, o que vem revolucionado o mundo, as redes sociais.

Concomitante à corrida pela visibilidade na internet, com o custo do hardware cada vez menor, as empresas investiram em seus sistemas de informação, que se tornaram imprescindíveis. Desde panificadoras até a montagem robotizada de veículos automotivos, todos necessitam de um software especializado para gerir as etapas de seus processos.

Entretanto, seja pela dificuldade enfrentada pelas empresas em criar software sob medida para suas necessidades, seja pela complexidade envolvida em manter uma equipe interna de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), seja pelos custos elevados da terceirização desse desenvolvimento, a maioria adquire vários produtos de terceiros para gerir diversas áreas da empresa, como o RH, Financeiro, Gestão de Projetos, Gestão de Clientes, Ensino à Distância, entre outros, o que acarreta em dados redundantes, descentralizados e em Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Relacionais (SGBDRs) distintos, ao invés de serem armazenados em uma única base de dados, corporativa, normalizada e íntegra.

Diante da situação criada pela descentralização e heterogeneidade dos Dados, o grande desafio do momento é integrá-los, interpretá-los e transformá-los, de alguma forma, em Informação relevante ao seu negócio, possibilitando, com a devida análise, a criação de Conhecimento. Através da utilização e da gestão deste conhecimento nasce a Inteligência.

A inteligência pode, muitas vezes, ser o diferencial de uma empresa, pois possibilita ressaltar os seus pontos fortes e mitigar os riscos envolvidos nos pontos fracos. Tendo um retrato fiel da realidade uma empresa consegue, em muitos casos, com base nos dados históricos, fazer uma previsão bastante assertiva do futuro e utilizá-la como embasamento para suas decisões.

O termo Business Intelligence (BI) é um termo do Gartner Group e pode ser traduzido como inteligência de negócios ou inteligência empresarial. Mais recentemente surgiu também o termo Business Alanlytics. Refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoração de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. O conceito surgiu na década de 1980 e descreve as habilidades das corporações para acessar dados e explorar as informações (normalmente contidas em um Data Warehouse ou Data Mart), analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que as permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão.

As organizações tipicamente recolhem informações com a finalidade de avaliar o ambiente empresarial, completando essas informações com pesquisas de marketing, industriais e de mercado, além de análises competitivas. Organizações competitivas acumulam "inteligência" à medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva, podendo considerar tal inteligência como o aspecto central para competir em alguns mercados.

*Eduardo Alves de Carvalho