Business Intelligence & Business Analytics Blog

Oracle Business Intelligence agiliza tomada de decisões

Reduz também os custos e promove a produtividade em uma plataforma unificada, criando um modelo organizacional que assegura métricas, cálculos e definições uniformes e consistentes, além de oferecer visibilidade na organização.

A ferramenta entrega relatórios, tabelas comparativas e análises OLAP, oferecendo ao usuário acesso ao seu datawarehouse, para que possa fazer análises avançadas, úteis para diretorias, consultores e analistas. Potencializa a administração de aplicativos da plataforma e se integra facilmente, além de ser compatível com ferramentas de banco de dados, aplicativos de negócio, servidores, ferramentas de segurança, portais corporativos e aplicativos de desktop.

Casos de sucesso

SIGFE, Chile - O Sistema de Información para la Gestión Financiera del Estado (SIGFE) foi criado para otimizar a qualidade e a disponibilidade das informações financeiras do Governo do Chile e contribuir para o uso eficiente e transparente dos recursos públicos do país. O SIGFE implementou uma solução de Business Intelligence confiável e de alta disponibilidade, que permitiu consolidar dados da execução orçamentária das instituições do Governo Central do Chile. O objetivo foi melhorar a disponibilidade de informações de despesa e execução orçamentária aos distintos níveis hierárquicos da estrutura institucional do Governo. Com a implementação da Oracle Business Intelligence Suite Enterprise Edition, a organização foi capaz de consolidar informações financeiras de aproximadamente 380 instituições do Governo do Chile, definindo mecanismos para explorar informações detalhadas, o que facilitou a gestão dos recursos fiscais. Utilizou também o Oracle Data Integrator para aperfeiçoar os processos de informações de despesa e execução orçamentária, facilitando o acesso a informações diárias - antes somente disponíveis a cada 15 dias. Além disso, melhorou o processo de busca e visualização de conteúdos e dados da execução orçamentária com habilidades de autosserviço para os analistas financeiros. Produtos e serviços: Oracle Business Intelligence Enterprise Edition, Oracle Integrator, Oracle Application Clusters.

“Com a Oracle Business Intelligence Suite Enterprise Edition, o SIGFE conta com um integrador de informações que permite acelerar o processo de captura, processamento e análise de informações relacionadas à execução orçamentária de cerca de 380 instituições do Governo do Chile”, diz Mario Araneda Pizarro, chefe da Divisão de Tecnologias da Informação do SIGFE.

CAAAREM, México - A Confederación de Asociaciones de Agentes Aduanales de la República Mexicana (CAAAREM) é destacada no âmbito do comércio exterior. Precisou criar um sistema de informações integral, que permitisse às associações e aos agentes alfandegários analisar informações on-line do estado, bem como desenvolver suas operações de comércio exterior. Outro desafio recorrente era oferecer painéis e indicadores para a análise de informações às associações e aos agentes alfandegários. Necessitava também melhorar o tempo de entrega de informações e relatórios de operações. Com a implementação da Oracle Business Intelligence Enterprise Edition, a organização conseguiu aumentar a visibilidade de informações de análise aos agentes alfandegários sobre as etapas do processo de exportações e importações, consolidando milhões de registros históricos a 15 milhões em um Datamart, o que facilitou a exploração das informações de maneira fácil e rápida. Desenvolveu também painéis de controle para 38 associações e 880 agentes alfandegários sobre a operação de seus clientes, com fácil acompanhamento, monitoramento de mudanças, alertas e novidades nas operações relacionadas às informações fiscais de importadores e exportadores. Além disso, melhorou os tempos de entrega de informações em até 80%. Produtos e serviços: Oracle Business Intelligence Enterprise Edition, Oracle Warehouse Builder, Oracle Partitioning, Oracle OLAP.

“A Oracle Business Intelligence Enterprise Edition nos permitiu ampliar o portfólio de serviços no que se refere à exploração e análise das informações. Atualmente, oferecemos a importadores, exportadores e agentes alfandegários o fácil e rápido acesso a informações online oportunas, verdadeiras e práticas, bem como os relatórios de suas operações, facilitando a tomada de decisões estratégicas para o negócio”, diz Daniel Gómez Alba, diretor de Tecnologias de Informação da Confederación de Asociaciones de Agentes Aduanales de la República Mexicana, CAAAREM.

Apex, Brasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) é uma organização governamental que promove as exportações brasileiras, criada para ajudar as empresas em mais de 70 áreas e setores de serviço a desenvolver uma visão internacional. A Apex precisou organizar dados, coletando informações de diferentes fontes de modo confiável para agilizar a tomada de decisões estratégicas. Tinha também de implementar uma solução de inteligência de negócio que possibilitasse a utilização de forma eficiente do datawarehouse para acessar resultados e monitorar processos com a distribuição eficaz de relatórios e indicadores a diretores e administradores dos projetos. Com a implementação do Oracle Business Intelligence Suite Enterprise Edition Plus, a Apex melhorou os resultados dos projetos de exportação e maximizou os investimentos por meio de análises e decisões mais certeiras. Conseguiu também desenvolver relatórios, indicadores, mapas e interfaces, que substituíram os relatórios mensais por automáticos on-line, reduzindo o tempo da obtenção de relatórios de atividade em cerca de 50%. Produtos e serviços: Oracle Business Intelligence Enterprise Edition Plus, Oracle Data Integrator.

“Com a Oracle Business Intelligence Suite Enterprise Edition Plus e o Oracle Data Integrator, padronizamos dados, deixando-os disponíveis online. Isto possibilitou que os administradores de projeto dedicassem mais tempo ao processo de análise e tomada de decisão”, diz Marcos de Souza Vale, coordenador de Planejamento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex.

Fonte: Metaanalise

Comments powered by CComment